Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos — 20 de junho de 2025 — Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que ainda não tomou uma decisão final sobre como o país deve responder à escalada do conflito entre Israel e Irã. A declaração foi dada durante entrevista coletiva na Casa Branca, em meio ao crescente clima de tensão no Oriente Médio.
Segundo Trump, ele tem ideias sobre os próximos passos, mas prefere deixar a decisão para o último momento. “Gosto de tomar a decisão final um segundo antes, porque as coisas mudam, especialmente em tempos de guerra. Pode ir de um extremo ao outro”, afirmou.
Na quarta-feira (18), o presidente se reuniu com conselheiros militares e membros do Conselho de Segurança Nacional na Sala de Situação da Casa Branca. Já na véspera, uma reunião interna com sua equipe de segurança também abordou os possíveis cenários de ação.
Fontes próximas ao governo informaram que Trump teria aprovado planos preliminares de ataque ao Irã no final da noite de terça-feira (17). No entanto, ele ainda aguarda sinais de que Teerã possa recuar em seu programa de desenvolvimento nuclear antes de autorizar qualquer operação militar.
A comunidade internacional acompanha com atenção os desdobramentos da crise, temendo que uma ofensiva dos EUA aprofunde o conflito e provoque novos confrontos na região. Trump, por sua vez, mantém sua estratégia de pressão máxima, mas evita sinalizar um caminho definitivo.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















