Washington, D.C., Estados Unidos, 9 de junho de 2025 — Bloomberg – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o empresário Elon Musk enfrentará “consequências muito sérias” caso decida financiar candidatos do Partido Democrata nas eleições legislativas de meio de mandato previstas para o próximo ano.
A declaração foi feita durante uma entrevista telefônica concedida no sábado (7) à rede NBC News, em meio ao crescente distanciamento entre o líder republicano e o CEO da Tesla e da SpaceX. A relação entre ambos se deteriorou após divergências sobre um projeto de lei liderado pelos republicanos que inclui cortes de impostos.
Ao ser questionado se considera a relação com Musk encerrada, Trump foi direto:
O presidente acusou Musk de ter sido “muito desrespeitoso com o cargo de presidente”, demonstrando insatisfação com recentes declarações públicas do bilionário, que têm sido interpretadas como críticas indiretas ao governo atual.
Musk, que já ocupou uma posição consultiva na administração Trump, renunciou ao cargo no fim do mês passado, o que intensificou as especulações sobre seu distanciamento político.
Segundo informações divulgadas na sexta-feira (6) por um alto funcionário da Casa Branca, Trump estaria considerando vender o veículo da Tesla que adquiriu no passado como forma de demonstrar apoio à indústria de veículos elétricos. A medida, embora simbólica, indica a profundidade da crise na relação entre os dois líderes.
O impasse pode representar um ponto de virada na influência de Musk no cenário político americano, especialmente em um contexto eleitoral no qual seu apoio financeiro é cobiçado por diferentes espectros ideológicos.
- Reator nuclear em Hokkaido é aprovado para reativação - 31 de julho de 2025 3:32 am
- Alexandre de Moraes é sancionado pelos EUA com Lei Magnitsky - 31 de julho de 2025 3:26 am
- Licença-paternidade no Japão bate recorde de adesão - 31 de julho de 2025 3:00 am