Bangkok, Tailândia – 10 de junho de 2025 – Bangkok Post – Autoridades de defesa da Tailândia e do Camboja chegaram a um acordo para recuar suas tropas para as posições que ocupavam antes de um confronto fatal em uma área de fronteira disputada. Desde o incidente, ocorrido no mês passado, ambos os lados vinham reforçando sua presença militar ao longo da fronteira.
Representantes militares dos dois países se reuniram para discutir a questão no domingo (8).
Após as conversas, o exército tailandês afirmou que irá reposicionar seus soldados para as posições acordadas entre os dois lados no ano passado.
Por sua vez, o ministério da defesa do Camboja informou que enviará suas forças para “áreas apropriadas” com o objetivo de reduzir as tensões.
O estopim para a escalada foi uma troca de tiros entre as forças armadas dos dois países em 28 de maio, na qual um soldado cambojano morreu. A confrontação levou a Tailândia a reforçar a segurança na fronteira. No sábado (7), Bangkok anunciou que reduziria o horário de funcionamento de alguns postos fronteiriços e limitaria o turismo em ambas as direções.
Apesar do acordo militar, a questão diplomática continua. Os dois países devem realizar mais negociações neste fim de semana. O Camboja propõe levar a disputa ao Tribunal Internacional de Justiça, mas a Tailândia insiste em favorecer negociações bilaterais para resolver o impasse.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am