Singapura, Singapura, 4 de junho de 2025, Channel NewsAsia – Singapura intensifica seus esforços para alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, apostando na compra e geração de créditos de carbono por meio de parcerias internacionais. O país insular, com espaço limitado para instalações de energia solar e eólica, está trabalhando com nações da Ásia, América do Sul e África para compensar sua pegada ambiental.
No mês passado, Singapura assinou seu sétimo acordo de créditos de carbono, desta vez com o Paraguai, após acordos semelhantes com países como Butão, Peru e Ruanda. Nesses acordos, Singapura oferece tecnologia ou financiamento para ajudar seus parceiros a reduzir emissões. Quando as reduções são alcançadas, o país recebe parte dos créditos gerados, que podem ser utilizados para compensar suas próprias emissões.
Os créditos de carbono são instrumentos negociáveis globalmente, fundamentais para os esforços de descarbonização. A estratégia de Singapura busca não apenas alcançar suas metas ambientais, mas também promover a expansão de negócios sustentáveis.
A iniciativa reflete a necessidade de soluções criativas para países com limitações territoriais, que buscam alternativas para viabilizar a transição energética e o combate às mudanças climáticas. O modelo de Singapura pode servir de exemplo para outras nações que enfrentam desafios semelhantes na busca por um futuro mais verde.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am