Washington, Estados Unidos, 11 de junho de 2025, Agência Associated Press – O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., demitiu todos os membros do comitê consultivo de vacinas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA anunciou nesta segunda-feira (9) a remoção dos 17 integrantes do comitê, conhecido como ACIP (Advisory Committee on Immunization Practices).
O ACIP é composto por especialistas externos, incluindo médicos e pesquisadores, que avaliam dados científicos para recomendar ou não o uso de vacinas ao CDC. O diretor do CDC, por sua vez, decide se recomendará oficialmente a imunização à população. Durante a pandemia de COVID-19, o comitê recomendou o uso das vacinas disponíveis.
A demissão em massa dos membros nomeados durante a administração Biden gerou reações imediatas na comunidade científica. A Sociedade Americana de Doenças Infecciosas afirmou que as acusações do secretário Kennedy sobre a integridade do comitê são infundadas e podem ter impacto negativo em todos os americanos.
A decisão do governo federal levanta questionamentos sobre o futuro das recomendações de vacinas nos Estados Unidos e sobre a independência da ciência em meio a debates políticos acalorados. O episódio ocorre em um contexto de intensa polarização em torno da saúde pública e da confiança nas instituições.
- Refresco e tradição: macarrão gelado que desliza em calha encanta no verão - 23 de junho de 2025 9:05 am
- Partido aliado de Koike vence eleição para assembleia de Tóquio - 23 de junho de 2025 8:56 am
- Cerimônia em Okinawa relembra Batalha de Okinawa no aniversário de 80 anos - 23 de junho de 2025 8:50 am