Pequim, China – 10 de junho de 2025 – Xinhua News – Os preços ao consumidor na China registraram uma leve queda em maio, com as tendências deflacionárias continuando a pesar sobre a economia do país.
Dados do Escritório Nacional de Estatísticas mostram que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu 0,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Este é o quarto mês consecutivo de declínio.
A queda foi influenciada pela redução nos preços de vegetais frescos e de itens de alto valor, como automóveis, reflexo de consumidores cada vez mais conscientes com o orçamento. Além disso, as vendas fracas no setor imobiliário pressionaram para baixo os preços de móveis e eletrodomésticos.
O Índice de Preços ao Produtor (PPI), que mede os custos na porta da fábrica, também enfraqueceu em maio, caindo 3,3% em relação ao ano anterior.
Em uma tentativa de reaquecer a economia, o banco central da China introduziu, no mês passado, medidas adicionais de flexibilização monetária para tentar impulsionar a demanda doméstica.
No entanto, a disputa comercial entre a China e os EUA ofusca as perspectivas futuras. Autoridades das duas maiores economias do mundo continuam em negociações para tentar colocar a relação de volta nos eixos.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am