26 C
Kóka
sábado, 21 junho, 2025 11:58: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Preços na China caem pelo quarto mês consecutivo

Índice de preços ao consumidor registra nova queda em maio, enquanto tensões comerciais com os EUA geram incerteza.

Pequim, China – 10 de junho de 2025 – Xinhua News – Os preços ao consumidor na China registraram uma leve queda em maio, com as tendências deflacionárias continuando a pesar sobre a economia do país.

Dados do Escritório Nacional de Estatísticas mostram que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu 0,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Este é o quarto mês consecutivo de declínio.

A queda foi influenciada pela redução nos preços de vegetais frescos e de itens de alto valor, como automóveis, reflexo de consumidores cada vez mais conscientes com o orçamento. Além disso, as vendas fracas no setor imobiliário pressionaram para baixo os preços de móveis e eletrodomésticos.

O Índice de Preços ao Produtor (PPI), que mede os custos na porta da fábrica, também enfraqueceu em maio, caindo 3,3% em relação ao ano anterior.

Em uma tentativa de reaquecer a economia, o banco central da China introduziu, no mês passado, medidas adicionais de flexibilização monetária para tentar impulsionar a demanda doméstica.

No entanto, a disputa comercial entre a China e os EUA ofusca as perspectivas futuras. Autoridades das duas maiores economias do mundo continuam em negociações para tentar colocar a relação de volta nos eixos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img