Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 25 de junho de 2025, NHK – O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre um cessar-fogo entre Israel e Irã impactou fortemente os mercados de energia e câmbio em Tóquio nesta quarta-feira (25).
Os contratos futuros do petróleo bruto de Dubai para entrega em novembro fecharam o dia com queda de 12,2%, cotados a 57.970 ienes por quilolitro — o equivalente a aproximadamente 400 dólares. A queda abrupta ocorreu após dias de alta, motivada pelo temor de interrupções no fornecimento devido ao conflito no Oriente Médio.
O dólar também perdeu força frente ao iene, caindo para o nível de 145 ienes após ter alcançado brevemente 148 ienes em reação ao ataque americano contra instalações nucleares no Irã. Com a sinalização de desescalada, investidores recuaram do dólar, tradicionalmente considerado porto seguro em tempos de crise.
No mercado de ações, o índice de referência Nikkei 225 subiu 1,1%, encerrando o pregão a 38.790 pontos. A alta foi impulsionada pelo alívio dos temores de uma escalada militar prolongada no Oriente Médio.
O clima de otimismo levou investidores a realizar compras generalizadas de ações, impulsionando empresas de setores variados, especialmente as mais expostas à volatilidade nos preços do petróleo.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am