Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 3 de maio de 2025, NHK World Japan – O ministro da Agricultura do Japão, Koizumi Shinjiro, anunciou que o governo está revisando o sistema de distribuição de arroz do país, com o objetivo de aumentar a transparência e conter a alta dos preços do alimento básico. A iniciativa surge após críticas do setor varejista, que aponta problemas estruturais na cadeia de abastecimento.
Em carta ao ministro, Yoshida Naoki, presidente da rede de varejo Don Quijote, argumentou que o atual modelo concentra a maior parte da colheita nas cooperativas agrícolas nacionais, conhecidas como JA Group, que controlam o fluxo do arroz até os mercados. Segundo Yoshida, o produto passa por um número excessivo de intermediários, o que encarece o valor final para o consumidor.
Koizumi afirmou aos jornalistas no domingo (2) que as críticas do setor privado devem ser consideradas para entender as causas do aumento dos preços do arroz, que dobraram no último ano. “A distribuição do arroz precisa se tornar mais transparente. Essa é uma das questões que o governo precisa discutir”, declarou o ministro.
O Ministério da Agricultura revisará o sistema da cadeia de suprimentos e levará o tema para discussão interna no governo. A expectativa é que a iniciativa resulte em medidas para modernizar a distribuição do arroz e garantir preços mais justos aos consumidores japoneses.
- Malásia envia observadores para trégua entre Camboja e Tailândia - 31 de julho de 2025 4:07 am
- Polícia de Tokyo reabre apelo por crime de 30 anos não resolvido - 31 de julho de 2025 3:55 am
- Alexandre de Moraes é sancionado oficialmente pelos EUA - 31 de julho de 2025 3:47 am