21 C
Kóka
sexta-feira, 27 junho, 2025 2:43: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Lançamento do “Caderno de Notas”, do Pavilhão Brasil

Osaka, 27 de junho de 2025 – APEX – A curadora do Pavilhão Brasil, Bia Lessa, fez o lançamento do “Caderno de Notas”. Na oportunidade, ela disse que a publicação é “um manifesto a favor de um mundo melhor”. O conteúdo constitui uma espécie de catálogo do Pavilhão do Brasil.

Dividido em duas partes, na primeira está todo o material que diz respeito à exposição: projeto expositivo, estrutura narrativa e texto curatorial; e na segunda, o caderno de notas propriamente dito, onde se encontram trechos de textos literários, acadêmicos e jornalísticos, imagens de obras de arte, frames de filmes e imagens jornalísticas que, juntos, funcionam como inspiração de conteúdo para construção do pavilhão.

O Presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, esteve presente no lançamento. Ele disse que “Bia Lessa é uma grande artista brasileira. Foi curadora do Pavilhão Brasil, na Expo de Hannover, em 2000. O Caderno de Notas traz mazelas do Brasil e esperança também assim como o Pavilhão Brasil”, declarou.

No primeiro edifício do Pavilhão Brasil, o público se depara com cerca de 70 infláveis que representam a natureza e o ser humano. Viana destacou que “num dos atos os infláveis representam a morte e depois renascem trazendo esperança e vida. Estamos num país que passou pela guerra. Eu fui até Hiroshima e a paz não se constrói com matança e nem com guerra”, enfatizou.

Bia Lessa publica um manifesto na publicação. Ela escreve o seguinte: “Mas se pensarmos que o Brasil contém, de uma forma ou de outra, grande parte dos desafios enfrentados pela humanidade, o país pode ser pensado como uma espécie singular de laboratório do e para o mundo. Nesse sentido, achamos necessário – e urgente – refletir sobre sua vocação neste momento”.

O “Caderno de Notas” é ilustrado com várias fotos, desenhos e tem idealização de Bia Lessa, com colaboração de Carlito Azevedo, Felipe Sussekind, Flora Susseking, Luiz Alberto Oliveira, Luiz Eduardo Soares, com coordenação de Maria Borba.

O livro, de 173 páginas, está disponível para leitura por download de QR Code no espaço brasileiro. Em breve será impresso também.

Acesse aqui em português, inglês e japonês: https://linktr.ee/brazilpavilionexpo25

Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.

Siga-nos no Instagram: @brazilexpo2025

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img