24 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 7:59: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão revela local de detector gigante de neutrinos

Caverna subterrânea de Gifu abrigará tanque para estudo do universo

Hida, Prefeitura de Gifu, Japão, 30 de junho de 2025, The Japan Times – Jornalistas tiveram acesso inédito neste fim de semana à gigantesca caverna subterrânea em construção na cidade de Hida, onde será instalado o Hyper-Kamiokande, o mais avançado detector de neutrinos do mundo.

A estrutura está localizada a 600 metros abaixo da superfície e mede impressionantes 69 metros de diâmetro por 94 metros de altura. A obra deverá ser concluída no próximo mês, marcando um novo marco na pesquisa internacional sobre as origens do universo.

Após a conclusão da caverna, será instalado um tanque de água gigante cujas paredes internas serão cobertas por cerca de 20 mil sensores fotográficos ultrassensíveis. Esses sensores permitirão a observação de neutrinos — partículas elementares fundamentais para o entendimento da física e da formação do cosmos.

O projeto do Hyper-Kamiokande teve início em 2020 e deve iniciar suas observações científicas em três anos. A expectativa é que o novo detector seja capaz de captar até oito vezes mais neutrinos que seus antecessores, o Super-Kamiokande e o Kamiokande — instrumentos que já renderam ao Japão dois Prêmios Nobel de Física.

“Estou aliviado ao ver que a escavação será concluída em breve. Esperamos por descobertas que surpreendam o mundo. Fiquem atentos aos próximos passos do projeto”, declarou Shiozawa Masato, diretor do Observatório de Kamioka da Universidade de Tóquio.

O Hyper-Kamiokande é liderado por um consórcio internacional de cientistas sob a coordenação do Instituto de Pesquisa de Raios Cósmicos da Universidade de Tóquio. A iniciativa reforça o papel do Japão na vanguarda da física de partículas e da astronomia experimental, com potencial para lançar luz sobre fenômenos como a matéria escura e a assimetria do universo.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img