Tóquio, Japão — 21 de junho de 2025 — Kyodo News – O Ministério das Finanças do Japão anunciou que irá revisar seu plano de emissão de títulos do governo japonês (JGBs) em meio à queda acentuada na demanda por papéis de vencimento superior a 10 anos. A medida, rara durante o exercício fiscal, foi apresentada nesta sexta-feira (20) em uma reunião a portas fechadas com instituições financeiras participantes dos leilões públicos.
De acordo com a proposta, o governo pretende reduzir a emissão de JGBs com vencimentos entre 20 e 40 anos a partir de julho, o que representará um corte de 3,6 trilhões de ienes, cerca de 24,7 bilhões de dólares.
Apesar da redução, o valor total da emissão de títulos para o atual exercício fiscal permanecerá inalterado, em 176 trilhões de ienes (aproximadamente 1,2 trilhão de dólares). O ministério planeja compensar o corte com a ampliação da emissão de títulos de curto prazo e papéis voltados a investidores individuais.
A decisão vem após o leilão de maio dos títulos de 20 anos registrar a menor demanda desde 2012, sinalizando desinteresse dos investidores por papéis de vencimento mais longo, em meio à volatilidade econômica global e perspectivas de juros futuros.
Tradicionalmente, o governo japonês define o plano de emissão de JGBs anualmente, com ajustes raros ao longo do período fiscal. O movimento atual reflete uma tentativa de preservar o apetite do mercado por dívida pública japonesa, em um contexto de incertezas geopolíticas e mudanças nas preferências dos investidores institucionais.
A revisão será aplicada a partir do segundo semestre do ano fiscal, com foco na manutenção da confiança no mercado doméstico de dívida soberana.
- Envio dos EUA à Groenlândia gera reação da Dinamarca - 24 de dezembro de 2025 3:58 am
- Zelenskyy diz ver avanço em diálogo com os EUA - 24 de dezembro de 2025 3:18 am
- Mãe tailandesa é deportada de Taiwan após caso de exploração sexual da filha menor - 24 de dezembro de 2025 3:13 am
















