Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 27 de junho de 2025, NHK – O Ministério dos Transportes do Japão anunciou que irá reforçar as medidas de prevenção contra direção na contramão em rodovias expressas, após registrar 220 ocorrências desse tipo apenas em 2024. A iniciativa visa evitar acidentes graves e proteger motoristas e passageiros em vias de alta velocidade.
Segundo o ministério, foram designados 189 pontos prioritários em todo o país, entre entroncamentos e áreas de descanso, onde ocorreram acidentes ou há alto risco de entrada equivocada de veículos na pista contrária.
Um dos episódios mais marcantes aconteceu em abril deste ano, na via expressa Tohoku, na província de Tochigi, ao norte da capital japonesa. Um motorista que entrou na contramão provocou um acidente envolvendo vários veículos.
Entre os locais escolhidos para a aplicação das medidas estão pontos com histórico de acidentes com mortes ou feridos, bem como trechos onde já foram registrados múltiplos casos de direção na contramão.
Como parte das ações imediatas, serão instalados redutores de velocidade (lombadas) nas entradas de interseções consideradas críticas. A intenção é alertar o motorista de que está prestes a entrar na direção errada, oferecendo tempo para corrigir o trajeto.
As autoridades também pretendem implementar sinalizações mais visíveis e recursos visuais adicionais, como iluminação diferenciada e sensores, que possam alertar os condutores antes que avancem pela via errada.
O governo reforça a importância da conscientização dos motoristas, sobretudo idosos, grupo frequentemente associado a esse tipo de ocorrência, e destaca que continuará monitorando os resultados das intervenções para expandir as estratégias a outras regiões.
- Empresas do Japão e EUA discutem futuro de negócios na Rússia depois da guerra - 27 de junho de 2025 7:40 am
- Urso causa interdição temporária de rodovia no norte do Japão - 27 de junho de 2025 7:31 am
- Tecnologia reduz carga de trabalho em casas de repouso - 27 de junho de 2025 6:39 am