Singapura, Região Central, Singapura, 1 de junho de 2025, Kyodo News – Os ministros da Defesa do Japão e dos Estados Unidos firmaram um acordo para fortalecer a cooperação entre os dois países no campo da cibersegurança, durante encontro realizado em Singapura no sábado (31). O entendimento ocorre em meio à elaboração da nova estratégia de defesa nacional dos EUA, que servirá de base para as políticas de segurança do país.
Nakatani Gen, ministro da Defesa japonês, e Pete Hegseth, secretário de Defesa dos EUA, concordaram em alinhar as prioridades estratégicas de ambos os países, com foco especial na proteção contra ameaças cibernéticas. Nakatani destacou que o Japão já promulgou legislação para implementar a chamada “defesa cibernética ativa”, voltada para prevenir possíveis ataques virtuais.
Os dois líderes também se comprometeram a fortalecer as capacidades de dissuasão e resposta da aliança Japão-EUA, reconhecendo a crescente importância da cibersegurança na defesa nacional. Além disso, concordaram em coordenar a realização de uma reunião “dois mais dois”, que reunirá ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países para aprofundar a cooperação estratégica.
Ao ser questionado sobre um possível aumento nos gastos de defesa do Japão, Nakatani preferiu não comentar detalhes da conversa com o colega americano, mas ressaltou que o Japão busca fortalecer suas capacidades defensivas com base em decisões próprias e responsabilidade nacional.
O acordo marca mais um passo no estreitamento dos laços entre Japão e Estados Unidos diante de desafios cada vez mais complexos no cenário global de segurança digital.
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am