Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos — 30 de junho de 2025, Kyodo News – O ministro japonês da Revitalização Econômica, Akazawa Ryosei, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, intensificaram as tratativas bilaterais ao realizarem duas conversas telefônicas neste fim de semana, além de uma reunião presencial realizada na capital americana.
As ligações ocorreram no sábado (28), uma pela manhã com duração de 15 minutos, e outra à noite por cerca de 20 minutos, durante a permanência de Akazawa em Washington. A prorrogação de sua estadia nos Estados Unidos é vista como um sinal da disposição do governo japonês em aprofundar os entendimentos estratégicos com a Casa Branca.
Durante o encontro presencial ocorrido na sexta-feira (27), Akazawa e Lutnick reafirmaram o compromisso de manter uma coordenação firme para alcançar um acordo que beneficie ambas as nações em meio ao cenário global cada vez mais sensível em termos geopolíticos e comerciais.
A agenda reflete a crescente prioridade de Tóquio e Washington em assegurar cadeias de suprimentos críticas, impulsionar investimentos bilaterais e garantir estabilidade regulatória em áreas-chave como semicondutores, energia limpa e inteligência artificial.
O reforço do canal diplomático entre Japão e Estados Unidos sinaliza um alinhamento cada vez mais estreito entre os dois aliados asiático-pacíficos frente às transformações econômicas e riscos globais, consolidando a relação como eixo de estabilidade regional.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am