Tóquio, Província de Tóquio, Japão – 18 de junho de 2025 – NHK – O governo japonês definiu os detalhes de um novo sistema de multas direcionado a ciclistas que cometerem infrações de trânsito leves. A medida entrará em vigor em 1º de abril de 2026.
As novas penalidades fazem parte da revisão da Lei de Trânsito Rodoviário aprovada no ano passado, que introduziu o chamado sistema de “multas de bilhete azul”. Essas multas permitirão aos ciclistas evitarem processo judicial mediante o pagamento do valor estipulado.
Durante uma reunião de gabinete realizada na terça-feira (17), foram estabelecidos os valores das penalidades para 113 tipos de infrações.
Outras infrações como ignorar sinais de trânsito, trafegar na contramão ou circular por calçadas quando proibido resultarão em multa de 6 mil ienes (aproximadamente 41 dólares).
Pilotar bicicletas lado a lado será punido com uma multa de 3 mil ienes, cerca de 21 dólares.
Alguns cidadãos se manifestaram contra a penalização por uso de calçadas, mas as autoridades policiais reiteraram que, em regra, bicicletas devem circular nas vias. No entanto, há exceções específicas, como no caso de crianças com menos de 13 anos, idosos com 70 anos ou mais, ou em situações em que o tráfego de veículos seja denso e perigoso.
As autoridades disseram ainda que pretendem divulgar amplamente as novas regras e reforçar a conscientização sobre as leis de trânsito entre os ciclistas.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















