26 C
Kóka
domingo, 22 junho, 2025 12:16: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão analisa política externa do novo presidente sul-coreano

Governo japonês monitora discurso de Lee Jae-myung e busca estabilidade bilateral

Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 4 de junho de 2025, Kyodo News – O governo japonês iniciou uma análise cautelosa sobre a política externa do presidente eleito da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, após sua vitória nas eleições presidenciais realizadas na terça-feira (3). O novo líder, do principal partido de oposição, já demonstrou posições firmes em relação ao Japão em ocasiões anteriores, mas destacou durante a campanha o foco na cooperação entre os dois países e nos laços com os Estados Unidos.

No Japão, avalia-se que, diante do cenário desafiador de segurança na Ásia Oriental, Lee não deve promover mudanças drásticas na relação com Tóquio. O governo japonês espera construir uma relação estável com a nova administração sul-coreana, mantendo o ritmo de aproximação iniciado durante o governo do ex-presidente Yoon Suk-yeol.

Autoridades trabalham para agendar uma cúpula entre o primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, e Lee Jae-myung, aproveitando um encontro internacional nos próximos meses. O objetivo é reforçar o diálogo e evitar retrocessos nos avanços recentes nas relações bilaterais.

“A cooperação entre Japão e Coreia do Sul é fundamental para a estabilidade regional, especialmente diante dos desafios atuais”, destacou integrante do governo japonês.

Apesar das expectativas de estabilidade, há preocupações de que Lee possa adotar postura mais dura em relação ao Japão, considerando críticas anteriores a questões bilaterais. O governo japonês está atento ao discurso e às primeiras ações do novo líder sul-coreano, buscando evitar tensões e fortalecer a parceria em temas de interesse comum.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img