Teerã, Província de Teerã, Irã, 23 de junho de 2025 — IRNA – O Irã lançou uma série de mísseis contra Israel nesta segunda-feira (23), horário do Japão, em sua primeira resposta militar aos bombardeios realizados pelos Estados Unidos em três instalações nucleares iranianas. Segundo autoridades israelenses, os projéteis atingiram áreas próximas a Tel Aviv, deixando ao menos 86 feridos.
A ação, segundo a agência iraniana Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária Islâmica, envolveu o disparo de 40 mísseis, entre eles contra um aeroporto nas imediações da capital israelense.
Esses ataques, conduzidos no início da madrugada de domingo (22), horário local iraniano, foram os primeiros da história dos Estados Unidos contra alvos em solo iraniano. Trump classificou a ofensiva como um “sucesso incrível”.
Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que os bombardeios norte-americanos foram realizados com total coordenação entre os dois países e reafirmou a ameaça que o programa nuclear iraniano representa.
O premiê israelense também agradeceu ao presidente Trump, exaltando sua postura diante da crise:
O cenário atual eleva perigosamente a tensão entre as potências, ampliando o risco de um conflito de grandes proporções no Oriente Médio. Analistas internacionais observam com preocupação a rápida escalada e a possibilidade de novos confrontos armados nos próximos dias.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am