27 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 8:54: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Irã anuncia novo centro nuclear após crítica da AIEA

Teerã responde a resolução internacional com expansão de programa de enriquecimento de urânio

Teerã, Província de Teerã, Irã, 13 de junho de 2025 – IRNA- O governo do Irã anunciou a construção de um novo centro de enriquecimento de urânio em resposta a uma resolução aprovada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que criticou Teerã por falta de cooperação em suas investigações nucleares.

A resolução, aprovada por maioria na reunião do conselho de governadores da AIEA realizada em Viena, foi proposta por quatro países, entre eles Estados Unidos e Reino Unido. O documento exige que o Irã permita, em breve, inspeções presenciais e coletas de amostras em locais não declarados.

O relatório técnico mais recente da agência aponta que o Irã realizou atividades nucleares em diversos locais não revelados oficialmente até o início dos anos 2000. A AIEA considera esses elementos cruciais para esclarecer o escopo e a natureza do programa nuclear iraniano.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores do Irã, em conjunto com a Organização de Energia Atômica do país, condenou a resolução e acusou os países envolvidos de politizar o conselho de governadores.

“O Irã não tolerará interferências externas disfarçadas de preocupações técnicas. Responderemos com ação e soberania”, afirma o comunicado oficial.

Além do novo centro de enriquecimento, o Irã também informou que substituirá as centrífugas atualmente utilizadas na instalação nuclear de Fordo, no centro do país, por modelos mais avançados.

O anúncio eleva a tensão internacional em torno do programa nuclear iraniano, principalmente às vésperas de uma nova rodada de negociações entre Teerã e Washington, prevista para domingo (15).

O cenário desperta preocupação entre diplomatas e analistas internacionais, que temem um retrocesso nos esforços de retomada do acordo nuclear e um possível aumento na instabilidade geopolítica do Oriente Médio.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img