Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 14 de junho de 2025 – NHK – Teve início nesta sexta-feira (13) o período oficial de campanha para a eleição da Assembleia Metropolitana de Tóquio, com 295 candidatos disputando 127 cadeiras em 42 distritos. É o maior número de candidatos registrado em mais de três décadas, e o pleito é considerado um indicativo das tendências para a eleição da Câmara Alta do Parlamento, prevista para o verão japonês.
As atenções se voltam especialmente ao Partido Liberal Democrático (LDP), que concorre com 42 nomes em meio a uma crise de imagem após um escândalo envolvendo arrecadações não declaradas por parte de alguns de seus membros na Assembleia atual.
A coalizão composta pelo LDP, TOMIN First (com 37 candidatos) e o Komeito (com 22) — partidos que apoiam a governadora de Tóquio, Koike Yuriko — será desafiada por blocos de oposição, como o Partido Comunista Japonês (24), o Partido Democrático Constitucional (20) e o Partido Democrático para o Povo (18), além de uma grande quantidade de independentes e pequenos partidos.
Outros partidos menores também marcam presença, como Reiwa Shinsengumi, Sanseito, o Partido Conservador do Japão, o Partido Social Democrata e o novato Caminho para o Renascimento (Path to Rebirth), com 42 candidatos. Nenhum deles detém assentos atualmente.
Com temas como transparência política, governança local, economia e segurança no centro do debate, o eleitorado da capital japonesa será decisivo para definir não apenas a composição do parlamento metropolitano, mas também os rumos da política nacional nos próximos meses.
- Cidade de Koka promove treinamento para líderes estrangeiros de voluntários em desastres - 9 de novembro de 2025 5:35 am
- Jay lança single “Good Things” e prepara novo álbum - 9 de novembro de 2025 12:20 am
- JR East testa reconhecimento facial em portões de bilhete - 9 de novembro de 2025 12:18 am
















