Nova Délhi, Índia, 11 de junho de 2025, Agência PTI – O governo da Índia anunciou um novo plano para atrair montadoras estrangeiras de veículos elétricos (EVs) com o objetivo de impulsionar a produção nacional. O país, que é o terceiro maior mercado automotivo do mundo, oferece agora redução drástica nos impostos de importação para empresas que se comprometam a construir fábricas de EVs em solo indiano.
A proposta é válida para empresas que investirem pelo menos 500 milhões de dólares em novas fábricas. Em troca, poderão importar um número limitado de seus veículos elétricos com alíquota de 15% durante cinco anos, ante os atuais impostos de mais de 70%.
O plano foi inicialmente desenhado para atrair a gigante norte-americana Tesla. O primeiro-ministro Narendra Modi conversou com o CEO Elon Musk em Washington mais cedo neste ano, mas a empresa ainda não formalizou sua entrada no mercado indiano.
O governo indiano tem como meta que, até 2030, 30% das vendas de automóveis no país sejam de veículos elétricos. No ano fiscal de 2024, os EVs representaram apenas 2,5% do total de carros vendidos.
A expectativa é que a medida atraia novas empresas e acelere a transição para a mobilidade sustentável no país, além de gerar empregos e tecnologia de ponta para a indústria automotiva indiana.
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am
- Trump impõe tarifa de 50% sobre importações do Brasil - 1 de agosto de 2025 8:52 am
- TEPCO registra prejuízo bilionário com desativação da usina nuclear de Fukushima - 1 de agosto de 2025 6:41 am