14.8 C
Kóka
sábado, 27 setembro, 2025 6:03: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Índia cria comitê para apurar queda de avião da Air India

Grupo independente investigará acidente que deixou mais de 270 mortos

spot_img

Ahmedabad, estado de Gujarat, Índia, 16 de junho de 2025, Press Trust of India – O governo da Índia anunciou neste sábado (14) a criação de um comitê de alto nível para investigar a causa da tragédia envolvendo um avião da Air India que caiu logo após a decolagem na cidade de Ahmedabad, no estado de Gujarat. O voo tinha como destino o Aeroporto de Gatwick, em Londres.

O acidente, ocorrido na quinta-feira (12), resultou na morte de mais de 270 pessoas, entre ocupantes da aeronave e vítimas no solo. A aeronave, que transportava 242 passageiros e tripulantes, colidiu com o prédio do dormitório de uma faculdade de medicina da cidade.

O novo comitê funcionará de forma independente das investigações conduzidas pelas autoridades da aviação civil e contará com representantes do governo e das forças armadas. A primeira sessão do grupo está marcada para segunda-feira (16), e um relatório completo deverá ser apresentado em até três meses.

“Muitos alunos estavam almoçando na cafeteria quando o avião atingiu o prédio. O impacto foi devastador”, relatou um membro da equipe médica local.

Pelo menos quatro estudantes morreram no local, e mais de 40 pessoas ficaram feridas. Há ainda a preocupação de que funcionários e familiares que estavam nas imediações também estejam entre as vítimas fatais.

Entre os 242 passageiros e tripulantes do avião, apenas uma pessoa sobreviveu. Trata-se de um cidadão britânico de origem indiana que conseguiu escapar pelos destroços.

O comitê investigará as circunstâncias técnicas e operacionais do voo, além de avaliar possíveis falhas de manutenção e segurança. A instalação de um painel independente sinaliza o compromisso das autoridades indianas em buscar transparência e respostas concretas sobre o ocorrido.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img