Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 13 de junho de 2025 – NHK – A companhia aérea Hong Kong Airlines anunciou o cancelamento de todos os voos com destino às províncias de Kagoshima e Kumamoto, no sul do Japão, durante os meses de julho e agosto, em resposta a um boato sem fundamentos científicos sobre um suposto terremoto de grande magnitude e tsunami previsto para o verão.
A suspensão temporária afeta diretamente o setor de turismo, especialmente porque a rota para Kagoshima havia sido retomada apenas na primavera do ano passado, após quatro anos de interrupção. Em dezembro, a companhia aérea chegou a ampliar o número de voos semanais, passando de três para quatro, devido à alta procura.
Segundo fontes ligadas ao setor aéreo, a taxa de ocupação dos assentos nessas rotas começou a cair na primavera deste ano, coincidindo com a disseminação do boato sobre um possível desastre natural.
A Organização Nacional de Turismo do Japão reiterou que o boato carece totalmente de base científica e incentivou turistas e operadores a planejarem suas viagens com base em informações oficiais e verificadas.
O cancelamento dos voos é mais um reflexo do impacto que informações não verificadas podem causar em setores sensíveis como o turismo. As autoridades japonesas reforçam que o país continua seguro para visitantes e que não há previsões científicas que justifiquem alarmes sobre um grande terremoto no período mencionado.
- Carro avança sobre multidão em Los Angeles e deixa pelo menos 30 feridos - 20 de julho de 2025 11:44 am
- Barco turístico naufraga no Vietnã e deixa ao menos 34 mortos - 20 de julho de 2025 11:40 am
- Japão vota em eleição decisiva para a Câmara Alta - 20 de julho de 2025 11:35 am