Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 2 de junho de 2025, NHK World Japan – O governo japonês começou a vender diretamente ao varejo estoques de arroz colhidos em 2021 e 2022, em uma tentativa de conter o aumento dos preços que afeta o bolso das famílias. Ao todo, 300 mil toneladas de arroz estão sendo comercializadas por meio de contratos diretos, sem licitação, para grandes e pequenos varejistas.
Já é possível encontrar pacotes de 5 kg do produto por cerca de 2.000 ienes (aproximadamente 14 dólares) em algumas lojas desde o domingo (1º). O movimento intensificou a procura por arroz em supermercados e outros pontos de venda, gerando filas e renovando as prateleiras em tempo recorde.
O ministro da Agricultura, Koizumi Shinjiro, afirmou que a liberação dos estoques pode contribuir para reduzir o preço do arroz de forma geral, aliviando o orçamento dos consumidores. Além dos grandes varejistas, pequenas e médias empresas também podem participar da compra, com 80 mil toneladas de arroz de 2021 disponíveis exclusivamente para esse grupo.
O Ministério da Agricultura já recebeu cerca de 1.300 inscrições de varejistas interessados em adquirir o produto. Diante da alta demanda, o governo anunciou que suspenderá temporariamente novas inscrições na tarde de segunda-feira (2), pois o volume de solicitações pode esgotar o estoque previsto para distribuição.
A iniciativa visa garantir o acesso ao alimento básico da dieta japonesa e frear a alta dos preços, em um momento em que famílias enfrentam dificuldades financeiras e buscam alternativas para economizar. A expectativa é que o impacto da medida seja sentido nos próximos dias, com maior oferta de arroz a preços acessíveis em todo o país.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am