Tóquio, província de Tóquio, Japão, 7 de junho de 2025, Yomiuri Shimbun – O governo japonês anunciou um pacote de medidas para assegurar que residentes estrangeiros cumpram as normas e regulamentos do país. O objetivo é promover uma “sociedade de coexistência harmoniosa” entre japoneses e estrangeiros, diante do aumento do número de imigrantes no arquipélago.
Durante reunião realizada no gabinete do primeiro-ministro em Tóquio na sexta-feira (6), ministros de diferentes pastas discutiram estratégias para reforçar a integração e o respeito às regras locais. O primeiro-ministro Ishiba Shigeru destacou que, embora a presença de estrangeiros traga benefícios à sociedade, incidentes envolvendo descumprimento de normas e crimes têm causado preocupação entre os cidadãos japoneses. Ele defendeu ações firmes contra quem não respeitar as leis.
Entre as medidas, está a checagem do pagamento de impostos e contribuições para a seguridade social durante o processo de renovação ou solicitação de visto. O documento elaborado pelo governo será implementado ainda neste ano fiscal, que termina em março de 2026.
Outra decisão importante é a criação de um escritório especial na Secretaria do Gabinete, responsável por coordenar e fiscalizar a execução das novas políticas em todos os órgãos públicos.
As novas diretrizes refletem a preocupação do governo em manter a ordem e a harmonia social, ao mesmo tempo em que busca integrar de forma efetiva os estrangeiros que escolhem o Japão como lar.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am