29 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 11:31: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Família Imperial presta homenagem às vítimas do Tsushima Maru

Imperador Naruhito, Imperatriz Masako e Princesa Aiko visitam Okinawa 80 anos após batalha

Naha, Okinawa, Japão – 7 de junho de 2025, NHK – O Imperador Naruhito, a Imperatriz Masako e a Princesa Aiko prestaram homenagem às vítimas do navio Tsushima Maru, afundado por forças norte-americanas durante a evacuação de crianças em Okinawa, nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial.

A visita à província de Okinawa começou na quarta-feira (6), como parte das ações da Família Imperial para lembrar os 80 anos da sangrenta batalha terrestre travada na região, uma das mais devastadoras da guerra no Pacífico.

Na quinta-feira (7), a comitiva imperial participou de uma cerimônia no monumento em Naha dedicado aos mortos do ataque ao navio, ocorrido em agosto de 1944, durante sua tentativa de levar civis para Kyushu. A tragédia ceifou a vida de cerca de 1.500 pessoas, incluindo mais de 780 crianças escolares.

A família também visitou o Museu Memorial Tsushima Maru, onde foram recebidos pelo diretor da instituição. O museu preserva memórias das vítimas com fotos de mais de 400 pessoas, entre elas crianças, professores e pertences como estojos escolares.

Durante a visita, o Imperador e sua família conversaram com sobreviventes e familiares das vítimas, incluindo Takara Masakatsu, que perdeu nove parentes no ataque.

A última visita ao memorial havia sido feita em 2014 pelos Imperadores Eméritos, pais de Naruhito, em antecipação ao 70º aniversário do fim da guerra.

Ainda na quinta-feira (7), a família participou de uma exposição que marca os 50 anos da Expo Oceânica, celebrando o retorno de Okinawa à soberania japonesa após a administração norte-americana, encerrada em 1972. O itinerário também incluiu uma inspeção às obras de reconstrução do Castelo de Shuri, patrimônio da província que foi destruído por um incêndio há seis anos.

Na quarta-feira (6), a Família Imperial esteve na cidade de Itoman, palco da última grande batalha em Okinawa, onde ouviram relatos de sobreviventes, familiares enlutados e jovens engajados na preservação da memória da guerra.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img