Pequim, China – 10 de junho de 2025 – Xinhua News – As exportações da China para os Estados Unidos sofreram uma queda vertiginosa em maio, em meio à guerra tarifária entre as duas maiores economias do mundo. A retaliação mútua através de tarifas de importação mostrou seu forte impacto nos números comerciais.
De acordo com as autoridades alfandegárias chinesas, os embarques com destino aos EUA despencaram 34,5% em termos de dólar, em comparação com o mesmo mês do ano passado. As importações de produtos americanos também sentiram o golpe, recuando 18,1%.
A escalada ocorreu em abril, quando Pequim e Washington impuseram tarifas de mais de 100% sobre os produtos um do outro.
Balança Comercial em Maio (vs. Ano Anterior)
- Exportações da China para os EUA: ⇩ 34,5%
- Importações da China dos EUA: ⇩ 18,1%
Sinais de Trégua e Próxima Negociação
No entanto, a disputa comercial parece ter arrefecido um pouco em maio, quando ambos os lados concordaram em reduzir as sobretaxas e retomar as negociações. Uma nova esperança de entendimento surge no horizonte.
A próxima rodada de negociações está marcada para acontecer em Londres, na próxima segunda-feira (16). A China enviará o vice-primeiro-ministro He Lifeng, que lidera a política econômica do país. Pelos Estados Unidos, estará presente o Secretário do Tesouro, Scott Bessent.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am