27 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 8:14: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Expo 2025 vai ter onigiri ou bolinho de arroz com recheio de moqueca

Zojirushi une sabores do Brasil e do Japão em projeto inovador

Osaka, 11 de junho de 2025, EXPO 2025 – Expandir a cultura japonesa de consumir onigiri também chamado de bolinho de arroz. Com este objetivo a empresa Zojirushi, que produz utensílios domésticos, vem realizando o projeto “Onigiri Wow!”. Na Expo 2025, ela está comercializando bolinhos de arroz com diferentes recheios no estabelecimento dedicado especialmente a eles: além de onigiri com “sabores tradicionais” e “sabores do Japão”, há com “sabores do mundo”, com recheios feitos com pratos típicos de diferentes países do mundo.

O onigiri é muito popular no Japão. Comercializado em lojas de conveniência ou supermercados, pode ser embrulhado com algas e tem diferentes sabores. O ingrediente essencial, o arroz japonês, é o ponto chave do paladar.

O onigiri com “sabores do mundo” foi fruto da colaboração entre a Universidade de Artes de Osaka, a fabricante de algas Niko-niko Nori e a Zojirushi. Do Brasil, o recheio escolhido foi a moqueca, prato de cozido de frutos do mar, cebola, tomate e pimentão, com influência africana.

O coordenador Lukas Desconzi, de Exposições Universais e Projetos Especiais, da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), comenta que “a iniciativa da empresa é surpreendente. A moqueca é um prato difícil de elaborar e estou ansioso para provar essa combinação que une o Brasil e o Japão”.

A moqueca ainda é um prato pouco difundido no Japão. São poucos estabelecimentos comerciais onde os japoneses podem saborear esse prato. No Brasil alguns dos ingredientes utilizados são azeite de dendê e leite de coco.

O representante Kota Sakamoto, da Seção de Desenvolvimento de Novos Produtos da Zojirushi, diz que “a missão da Zojirushi é entregar arroz delicioso, e nosso objetivo a longo prazo é aumentar o número de amantes de arroz em todo o mundo. Planejamos usar a Expo 2025 como uma oportunidade para promover as delícias do arroz, tanto nacional quanto internacionalmente, por meio do onigiri”.

Além disso, a empresa introduziu de forma experimental no seu estabelecimento, na Expo 2025, um sistema de cozimento de arroz IoT que gerencia centralmente o status operacional de várias panelas elétricas de arroz e cozinha o arroz no momento apropriado, visando um cozimento de arroz mais eficiente e redução do desperdício de alimentos.

Universidade de Artes de Osaka

Comentário do professor visitante da Universidade de Artes de Osaka, Kunihiro Tsuji, um dos responsáveis pelo Projeto “Onigiri com sabores do mundo”.

“A nossa universidade veio desenvolvendo desde 2021 o Projeto ‘Onigiri com sabores do mundo’, com o objetivo de divulgar a culinária de vários países, combinando o onigiri japonês com os principais pratos típicos do mundo. Desenvolvemos o onigiri com recheio de moqueca em 2023. No Japão, a moqueca não é muito conhecida, mas ela é um dos pratos mais importantes do mundo que têm como ingredientes os frutos do mar, e a escolhemos como recheio do onigiri para que mais pessoas conhecessem o seu sabor delicioso através da Expo 2025. Para o recheio, adotamos o camarão para realçar o sabor. Tentamos combinar com o tomate, leite de coco e pimentões vermelho e amarelo para reproduzir o sabor da moqueca original. Pensamos também na melhor combinação com o arroz, já que seria recheio de onigiri. Esperamos que mais pessoas conheçam a rica culinária brasileira através do ‘onigiri com recheio de moqueca’”.

O onigiri com moqueca será comercializado de 11 de junho a 15 de julho. O estabelecimento “Onigiri Wow!” da Zojirushi fica em ORA Food Service Pavilion “Utage”, na zona oeste.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img