Washington, D.C., Estados Unidos, 5 de junho de 2025, Associated Press – Os Estados Unidos dobraram as tarifas adicionais sobre importações de aço e alumínio, elevando-as para 50% a partir desta quarta-feira (4). O anúncio foi feito durante um comício em uma fábrica da US Steel, na Pensilvânia. O objetivo da medida é fortalecer a indústria nacional e garantir a segurança do país.
A exceção à nova regra é o Reino Unido, que mantém tarifas de 25% após fechar um acordo comercial com os Estados Unidos no mês passado. Importações de outros países serão afetadas pelo aumento das taxas, gerando preocupação entre parceiros comerciais.
A União Europeia criticou a medida, afirmando que ela prejudica os esforços em curso para alcançar uma solução negociada e indicou que pode adotar medidas de retaliação. O governo americano justifica o aumento das tarifas como necessário para combater a entrada de produtos a preços baixos no mercado interno e para fortalecer a produção nacional.
A decisão impacta diretamente o comércio global de aço e alumínio, sinalizando uma possível escalada nas tensões comerciais internacionais. A indústria siderúrgica americana, por outro lado, vê a medida como um incentivo para o aumento da produção e do emprego doméstico.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am