Ahmedabad, Gujarat, Índia — 17 de junho de 2025 — Agência de Notícias Reuters – Uma equipe de investigação dos Estados Unidos desembarcou em Ahmedabad, no estado de Gujarat, para apurar as causas do acidente com um avião da Air India que deixou mais de 270 mortos.
Os oficiais da Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) e da Administração Federal de Aviação (FAA) chegaram no domingo (15) à região onde a aeronave caiu pouco após decolar, na quinta-feira (12). O jato, um Boeing 787 com 242 pessoas a bordo, deixou apenas um sobrevivente entre os passageiros e tripulantes.
De acordo com autoridades locais, cerca de 30 pessoas em solo também morreram quando o avião colidiu contra o dormitório de uma faculdade de medicina próxima ao aeroporto.
O modelo envolvido no acidente é amplamente utilizado por companhias aéreas no mundo todo, como All Nippon Airways e Japan Airlines. Até o momento, não havia registros de acidentes graves envolvendo esse tipo de aeronave.
Segundo relatos da imprensa indiana, o piloto chegou a emitir um alerta com a mensagem “sem propulsão”, pouco antes da perda total de comunicação com a torre de controle. Investigadores agora concentram-se em possíveis falhas nos flaps, empuxo dos motores ou no trem de pouso, que teria permanecido aberto após a decolagem.
O local do acidente segue isolado, com autoridades coletando destroços e registrando evidências. As caixas-pretas já foram recuperadas e serão analisadas nos próximos dias em colaboração entre técnicos da Índia e dos Estados Unidos.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am