Tóquio, Província de Tóquio, Japão – 9 de junho de 2025 – NHK – A Agência Meteorológica do Japão declarou, às 11h00 do dia (8), o início oficial da estação chuvosa nas regiões de Kyushu do Norte e Shikoku, ao mesmo tempo em que confirmou o fim da temporada em Okinawa, no extremo sul do país.
A chegada das chuvas nestas duas regiões do sudoeste japonês aconteceu com alguns dias de atraso em relação à média histórica — quatro dias em Kyushu e três em Shikoku —, mas foi registrada com nove dias de antecedência em comparação com o ano anterior.
O fim da estação chuvosa em Okinawa marca um recorde: é o mais precoce já registrado desde que os dados passaram a ser organizados no formato atual. Um encerramento semelhante só havia sido observado em 2015.
Na região de Kyushu do Sul, onde as chuvas começaram ainda antes, a presença de ar quente e úmido tem intensificado precipitações localizadas.
A previsão para as próximas 24 horas, até a manhã do dia (9), indica volume de até 80 milímetros em Kyushu do Norte e 120 milímetros em Kyushu do Sul. Já para o período até a manhã do dia (10), são esperados 150 milímetros de chuva em ambas as regiões.
A frente sazonal de chuvas deverá permanecer sobre as regiões oeste e leste do Japão por mais alguns dias, mantendo os altos volumes de precipitação.
As autoridades meteorológicas alertam para o risco de deslizamentos de terra, alagamentos em áreas baixas e rios transbordando.
A chegada da estação chuvosa exige atenção redobrada, especialmente em áreas mais propensas a desastres naturais.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am