Pequim, Província de Pequim, China, 13 de junho de 2025 – Xinhua News Agency – As relações comerciais entre China e Estados Unidos voltam a entrar em destaque com a recente decisão do governo chinês de estabelecer um limite de seis meses para as licenças de exportação de terras raras destinadas a fabricantes e montadoras norte-americanas.
A decisão ocorre após dois dias de intensas negociações comerciais em Londres, encerradas na terça-feira (10). As discussões giraram em torno das restrições mútuas impostas pelas potências, especialmente sobre metais estratégicos e componentes de semicondutores.
Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (11), o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou:
Fontes ligadas às negociações informaram que, em troca da flexibilização temporária por parte de Pequim, Washington concordou em atenuar algumas restrições recentes, permitindo a venda à China de produtos como motores a jato e peças correlatas, além de etano — substância amplamente usada na produção de materiais químicos.
A limitação temporária reforça a estratégia de ambas as partes em manter ferramentas prontas para reagir rapidamente a qualquer novo impasse nas negociações. O gesto de cooperação mútua sinaliza uma trégua parcial, mas frágil, diante de uma disputa comercial que ainda está longe de uma resolução definitiva.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am