18.2 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 8:33: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Chefe da inteligência dos EUA alerta para risco nuclear

Tulsi Gabbard faz alerta após visita a Hiroshima e reforça apelo pela paz

Washington, Estados Unidos, 12 de junho de 2025, Agência Associated Press – A diretora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, Tulsi Gabbard, alertou que o mundo está “mais perto do abismo da aniquilação nuclear do que nunca” e pediu a rejeição do “caminho para uma guerra nuclear”. A declaração foi feita em mensagem de vídeo divulgada em suas redes sociais na terça-feira (10), após sua visita à cidade japonesa de Hiroshima, alvo de bombardeio atômico em 1945.

“É difícil encontrar palavras para expressar o que vi, as histórias que ouvi, a tristeza profunda que ainda permanece. Essa é uma experiência que ficará comigo para sempre”, afirmou Gabbard.

Em sua mensagem, Gabbard destacou que o poder destrutivo das armas nucleares atuais ultrapassa o das bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. Ela mencionou pinturas feitas por sobreviventes dos ataques, ressaltando que a dor e a perda retratadas nessas obras são “quase mais impactantes do que as próprias fotos”.

“É a realidade do que está em jogo, do que enfrentamos agora, porque, hoje, estamos mais próximos da aniquilação nuclear do que nunca. É nossa responsabilidade rejeitar o caminho para uma guerra nuclear e trabalhar por um mundo sem medo de um holocausto nuclear”, concluiu a diretora.

A mensagem de Gabbard é rara por parte de uma integrante do alto escalão do governo dos EUA, refletindo preocupação crescente com as tensões entre potências nucleares. A visita a Hiroshima serviu como um alerta sobre os perigos das armas nucleares e a importância da busca pela paz.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img