Okinawa, Japão – 10 de junho de 2025 – Kyodo News – Uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial explodiu em um depósito na província de Okinawa, no sudoeste do Japão, ferindo quatro membros das Forças de Autodefesa (SDF) do país.
A instalação, localizada dentro de uma base militar dos EUA na Vila de Yomitan, é utilizada para o armazenamento temporário de artefatos de guerra não detonados e é gerenciada pelo governo da província de Okinawa. A polícia foi informada sobre a explosão na manhã de segunda-feira (9).
De acordo com o governo de Okinawa, o depósito fica na Área de Armazenamento de Munições de Kadena e a explosão foi de pequena magnitude. O local é operado pelo esquadrão antibombas da SDF.
O corpo de bombeiros local detalhou que os militares feridos incluem um homem na faixa dos 40 anos, que sofreu queimaduras na mão esquerda, e outro na casa dos 20, atingido por estilhaços no rosto. Felizmente, a condição dos quatro feridos não é grave.
Segundo o corpo de bombeiros, o pessoal da SDF informou que a explosão ocorreu enquanto eles removiam ferrugem da superfície da bomba para determinar seu tipo.
Um Incidente Inédito
Este acidente marca um momento preocupante para as forças japonesas. O Ministério da Defesa confirmou que o incidente é sem precedentes.
É a primeira vez que uma bomba explode e fere membros de uma unidade de descarte da SDF desde que o primeiro esquadrão especializado em bombas não detonadas foi criado, em 1974.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am