22 C
Kóka
quarta-feira, 18 junho, 2025 7:31: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Banco do Japão reduzirá compras de títulos em 2026

Medida busca manter estabilidade nos mercados diante da incerteza econômica global

Tóquio, Província de Tóquio, Japão – 18 de junho de 2025 – NHK – O Banco do Japão (BOJ) anunciou que diminuirá o ritmo de cortes na compra de títulos públicos a partir de abril de 2026. A decisão tem como objetivo preservar a estabilidade do mercado de títulos diante de um cenário econômico ainda incerto.

Durante a reunião de política monetária encerrada na terça-feira (17), a instituição decidiu manter a taxa de juros de curto prazo próxima de 0,5%, mas ajustará o plano de aquisição de bônus do governo japonês (JGBs).

O novo cronograma prevê uma redução de aproximadamente 200 bilhões de ienes — cerca de 1,3 bilhão de dólares — a cada trimestre, metade do valor atualmente estipulado.

“As taxas de juros de longo prazo devem, em princípio, ser formadas pelos mercados financeiros,” afirmou o presidente do BOJ, Ueda Kazuo, em coletiva de imprensa.

Segundo ele, a decisão foi moldada com base no equilíbrio entre previsibilidade e flexibilidade, buscando apoiar o bom funcionamento do mercado de títulos e evitar efeitos colaterais que um ajuste rápido poderia causar.

O mercado de JGBs tem enfrentado forte volatilidade, influenciado por preocupações com a saúde fiscal do país, o que por vezes provocou quedas nos preços e aumento acentuado dos rendimentos de longo prazo.

“A medida foi decidida para melhorar as funções do mercado de títulos do governo japonês e garantir sua estabilidade,” declarou Ueda.

O anúncio ocorre em meio à incerteza global gerada por novas tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos e à expectativa de investidores por sinais de futuras ações do banco central japonês.

O Banco do Japão reiterou que continuará monitorando atentamente a evolução da economia e ajustará sua política monetária conforme necessário para manter a estabilidade financeira.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img