Chernihiv, Oblast de Chernihiv, Ucrânia – 6 de junho de 2025, NHK – Uma nova série de ataques aéreos com drones lançados pela Rússia entre a noite de quarta-feira (4) e a manhã de quinta-feira (5) causou a morte de cinco civis na região norte da Ucrânia, segundo informações confirmadas pelo Ministério do Interior do país.
Entre as vítimas fatais está uma criança de apenas um ano de idade. Outras seis pessoas ficaram feridas em decorrência das explosões na região de Chernihiv.
Além de Chernihiv, a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, também foi alvo de drones russos. Dezoito pessoas ficaram feridas, incluindo quatro crianças, após duas áreas residenciais serem atingidas. As autoridades locais relatam danos significativos em infraestrutura civil.
De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, os ataques envolveram 103 drones e um míssil balístico, demonstrando uma intensificação das operações russas nos últimos dias.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy condenou os ataques em uma publicação nas redes sociais na quinta-feira (5), acusando Moscou de prolongar a guerra deliberadamente:
Enquanto isso, em meio à escalada do conflito, o presidente russo Vladimir Putin teria indicado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em conversa telefônica na quarta-feira (4), que poderá haver retaliação aos recentes ataques ucranianos a bases aéreas russas.
A operação ucraniana, denominada “Teia de Aranha” por fontes militares, foi destacada por meios internacionais. Estima-se que até 20 aeronaves russas tenham sido atingidas, com cerca de 10 destruídas, segundo dois funcionários do governo americano. Já autoridades russas alegam que as aeronaves foram apenas danificadas e estão em processo de reparo.
Com os ataques se intensificando em ambas as direções, cresce a preocupação internacional com a escalada do conflito e os impactos diretos sobre civis. O mundo observa atento os próximos passos de uma guerra que, mesmo após anos, não apresenta sinais de cessar.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am