Kobe, Província de Hyogo, Japão, 2 de junho de 2025, NHK World Japan – A tradicional associação japonesa de familiares de mortos na guerra anunciou o encerramento de suas viagens memoriais a locais de batalhas da Segunda Guerra Mundial, após mais de três décadas de homenagens em alto-mar. O motivo principal é o envelhecimento dos participantes, que dificulta a continuidade das cerimônias fora do país.
Desde 1991, cerca de 16 mil familiares participaram de 451 viagens a 18 regiões, incluindo China e Filipinas, para prestar tributo aos entes queridos e promover o diálogo com comunidades locais. A última homenagem offshore, realizada exatamente 80 anos após o término do conflito, reuniu 218 familiares de 42 províncias japonesas, que embarcaram em Kobe no domingo (1º).
Durante a cerimônia a bordo, os participantes fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas antes da partida do navio, por volta das 17h. O roteiro inclui áreas emblemáticas, como os locais onde os couraçados Yamato e Musashi foram afundados, pontos de grande significado histórico para o Japão.
Segundo dados oficiais, dos 2,4 milhões de japoneses mortos em combate no exterior, cerca de 300 mil ainda têm seus restos desaparecidos nos oceanos. A associação informou que as homenagens no exterior serão concluídas até o final deste ano fiscal, marcando o fim de um ciclo de memória coletiva que ajudou a manter viva a história e o luto das famílias japonesas.
O retorno do grupo ao Japão está previsto para o dia 11 de junho, encerrando uma tradição que, além de homenagear os mortos, também buscou promover a paz e a reconciliação entre povos.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am