Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 1 de junho de 2025, NHK World Japan. – O arroz proveniente dos estoques do governo japonês chegou às prateleiras de supermercados neste fim de semana, em meio à disparada dos preços do grão em todo o país. A iniciativa, que visa aliviar o bolso dos consumidores, já provocou grandes filas e vendas recordes em lojas de Tóquio e outras regiões.
Na manhã de sábado (31), o supermercado Ito-Yokado, no bairro de Ota, em Tóquio, recebeu 500 sacos de arroz de 5 quilos cada, vendidos a 2.160 ienes (cerca de 15 dólares), metade do preço normalmente praticado. Para garantir o acesso, a compra foi limitada a um saco por família. Em apenas 30 minutos após a abertura da loja, todo o estoque havia sido vendido.
A rede Ito-Yokado firmou contrato para adquirir 5.000 toneladas de arroz da safra de 2022, por meio de um programa especial do governo que dispensa licitação. O presidente da empresa, Yamamoto Tetsuya, afirmou que a decisão de participar da iniciativa foi motivada pelo desejo de oferecer preços mais acessíveis aos clientes, especialmente diante da alta dos preços dos alimentos.
O movimento se repetiu em outras regiões. A fabricante de utilidades domésticas Iris Ohyama iniciou as vendas do arroz estocado em duas lojas, nas províncias de Miyagi e Chiba, também no sábado (31). Em Sendai, cerca de 250 pessoas enfrentaram chuva e madrugaram para garantir um dos 95 sacos disponíveis.
O governo japonês liberou para venda direta um total de 300 mil toneladas de arroz, sendo 200 mil toneladas da safra de 2022 e 100 mil da safra de 2021. A expectativa é que a ampla distribuição desses estoques contribua para a queda dos preços do arroz no varejo, que dobraram em relação ao ano anterior devido a problemas de safra e aumento da demanda turística.
Outros grandes varejistas, como Aeon e Don Quijote, também iniciarão as vendas do arroz estocado a partir deste domingo (1º). O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão optou por transferir a distribuição dos estoques diretamente aos supermercados, abandonando o antigo sistema de leilões, considerado lento e ineficaz para conter os preços.
A movimentação intensa nos supermercados reflete a importância do arroz no cotidiano japonês e a preocupação das famílias com a alta do custo de vida. A continuidade da venda direta dos estoques do governo será acompanhada de perto para avaliar seu impacto no mercado e no orçamento dos consumidores.
- Malásia envia observadores para trégua entre Camboja e Tailândia - 31 de julho de 2025 4:07 am
- Polícia de Tokyo reabre apelo por crime de 30 anos não resolvido - 31 de julho de 2025 3:55 am
- Alexandre de Moraes é sancionado oficialmente pelos EUA - 31 de julho de 2025 3:47 am