Saitama, Japão – 10 de junho de 2025 – Kyodo News – As medidas do governo japonês para conter a alta dos preços do arroz, liberando grãos dos estoques nacionais, trouxeram um alívio bem-vindo aos consumidores. No entanto, nem todos estão comemorando.
Com a liberação governamental, um saco de 5 quilos do arroz subsidiado é vendido por cerca de 2.000 ienes (aproximadamente 14 dólares). Em contrapartida, as alternativas de marca, famosas por suas qualidades específicas de variedade e região, custam por volta de 5.000 ienes.
Um supermercado na província de Saitama, perto de Tóquio, que vende apenas o arroz de marca, mais caro, sentiu o impacto diretamente. As vendas despencaram cerca de 30% em maio, em comparação com o mês anterior.
Para tentar atrair os clientes de volta, o supermercado foi forçado a cortar os preços em 10%.
Yagi Yoshiki, gerente da filial do Super Marusan, desabafa sobre a situação: “Não podemos simplesmente jogar o arroz fora, então teremos que vendê-lo com desconto, mesmo que isso signifique perder dinheiro.”
O gerente afirmou que a queda nas vendas também forçou a loja a reduzir os pedidos de arroz de marca, criando um ciclo de dificuldades para o setor de grãos premium.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am

