8 C
Kóka
domingo, 11 maio, 2025 12:24: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy e líderes europeus pedem trégua de 30 dias

Ucrânia propõe cessar-fogo completo a partir desta segunda (12), com apoio dos EUA e líderes da Europa

Kyiv, Ucrânia, 11 de maio de 2025 – Ukrinform – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, propôs neste sábado (10) um cessar-fogo total de 30 dias com a Rússia, a partir de segunda-feira (12). A proposta ganhou força após encontro com quatro líderes europeus e uma conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os primeiros-ministros Keir Starmer (Reino Unido) e Donald Tusk (Polônia), o presidente Emmanuel Macron (França) e o chanceler Friedrich Merz (Alemanha) chegaram à capital ucraniana na manhã de sábado (10) em trem especial. Durante a visita, reuniram-se com Zelenskyy e expressaram apoio ao plano de trégua.

Em publicação nas redes sociais, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou que o grupo teve uma ligação “frutífera” com Trump, centrada em esforços concretos pela paz.

“Ucrânia e todos os aliados estão prontos para um cessar-fogo completo, incondicional, por terra, ar e mar, por pelo menos 30 dias a partir de segunda-feira (12)”, declarou Sybiha.

Ele acrescentou que, caso a Rússia aceite a proposta e se estabeleça uma fiscalização eficaz, a trégua poderá abrir caminho para negociações de paz mais duradouras.

Durante a visita, os líderes também foram à Praça da Independência, em Kyiv, onde prestaram homenagem aos soldados mortos no conflito com a Rússia, acendendo velas e depositando flores junto aos nomes gravados dos combatentes.

A presença conjunta dos quatro líderes europeus marca um momento simbólico de solidariedade internacional. Para Friedrich Merz, é a primeira visita à Ucrânia desde que assumiu o cargo de chanceler alemão.

“Acreditamos que um cessar-fogo realista, supervisionado e respeitado por ambas as partes pode ser o primeiro passo rumo à reconstrução da paz na Europa”, comentou uma autoridade diplomática próxima à delegação europeia.

Na semana anterior, a Rússia havia declarado unilateralmente uma trégua de três dias em comemoração ao Dia da Vitória, mas acusações mútuas de violações do cessar-fogo colocaram em dúvida a credibilidade do gesto.

Agora, o mundo observa se Moscou aceitará a nova proposta coordenada entre Kyiv, aliados europeus e os Estados Unidos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img