Pequim, China – 25 de maio de 2025, Xinhua – Diante das tensões comerciais persistentes com os Estados Unidos, o presidente da China, Xi Jinping, intensificou os esforços para estreitar relações econômicas com potências europeias. Xi defendeu uma cooperação mais próxima com Alemanha e França em conversas telefônicas realizadas nesta semana com os líderes dos dois países.
Na sexta-feira (24), Xi falou com o chanceler alemão Friedrich Merz, em seu primeiro diálogo desde que Merz assumiu o cargo no início do mês. O presidente chinês ressaltou a importância de ampliar colaborações em áreas estratégicas como inteligência artificial e mudanças climáticas.
Na véspera, quinta-feira (23), Xi também conversou com o presidente francês Emmanuel Macron. Na ocasião, o líder chinês voltou a enfatizar o compromisso com a ordem econômica internacional baseada em regras, defendendo o que chamou de “verdadeiro multilateralismo”.
As iniciativas fazem parte da estratégia da China de diversificar suas parcerias comerciais, à medida que Pequim e Washington negociam a suspensão parcial de tarifas adicionais. Neste mês, os dois países concordaram em reduzir drasticamente esses encargos, mas ainda há incertezas quanto ao avanço nas negociações, que seguem com prazo de 90 dias para novas decisões.
O movimento evidencia o reposicionamento da diplomacia econômica chinesa, que busca garantir estabilidade no cenário global e mitigar os impactos das disputas com os EUA por meio de alianças estratégicas na Europa e na Ásia.
- Japão registra 17 casos de abuso de fentanil em 25 anos - 26 de julho de 2025 5:19 am
- Suprema Corte das Filipinas anula impeachment de Sara Duterte - 26 de julho de 2025 4:28 am
- Governadora de Tokyo propõe realocar algumas funções da ONU para a capital japonesa - 26 de julho de 2025 3:45 am