Hiroshima, Província de Hiroshima, Japão, 17 de maio de 2025, NHK – A Ucrânia anunciou que participará da cerimônia em memória às vítimas da bomba atômica, a ser realizada em Hiroshima no dia 6 de agosto, independentemente da presença da Rússia. O evento deste ano marca os 80 anos desde o bombardeio de 1945, que devastou a cidade japonesa.
A emissora pública japonesa consultou diversas embaixadas e representações diplomáticas de países envolvidos em conflitos ou com relevância internacional, incluindo Ucrânia, Rússia, Israel e Palestina, sobre a participação no memorial.
Apesar da possibilidade de a cidade de Hiroshima enviar convites também à Rússia e Belarus, o governo ucraniano considera esse gesto “lamentável”, mas não irá se opor à cerimônia em si.
A embaixada da Rússia declarou que decidirá sobre a participação apenas após o recebimento oficial do convite. Já Israel, Palestina e Belarus disseram não poder comentar a possível presença, alegando que ainda não foram formalmente notificados pela cidade de Hiroshima.
Entre os países do G7, Reino Unido e França confirmaram presença. Os Estados Unidos e a Alemanha ainda não se manifestaram oficialmente.
O governo municipal de Hiroshima informou que enviará convites para todas as nações e regiões que mantêm canais diplomáticos com o Japão, como parte do esforço contínuo para promover o desarmamento nuclear e ampliar o alcance simbólico do memorial.
Com o mundo enfrentando tensões geopolíticas cada vez maiores, a cerimônia deste ano assume um tom ainda mais relevante, reforçando o apelo global pela paz e pela abolição total das armas nucleares.
- Refresco e tradição: macarrão gelado que desliza em calha encanta no verão - 23 de junho de 2025 9:05 am
- Partido aliado de Koike vence eleição para assembleia de Tóquio - 23 de junho de 2025 8:56 am
- Cerimônia em Okinawa relembra Batalha de Okinawa no aniversário de 80 anos - 23 de junho de 2025 8:50 am