21 C
Kóka
segunda-feira, 23 junho, 2025 9:11: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ucrânia confirma participação em negociações com Rússia

Delegação ucraniana irá a Istambul para diálogo direto com representantes russos

Ancara, Província Central da Anatólia, Turquia, 16 de maio de 2025 — Anadolu Agency – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, anunciou que enviará uma delegação oficial a Istambul para participar de conversas diretas de paz com representantes do governo russo. O comunicado foi feito após reunião entre Zelenskyy e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na capital turca Ancara, no dia (14).

O encontro marcará a primeira rodada de negociações presenciais entre os dois países desde março de 2022, apenas um mês após o início da invasão russa à Ucrânia.

Zelenskyy afirmou que “é hora de buscar caminhos reais para restaurar a paz e proteger a soberania da Ucrânia”.

A delegação ucraniana será liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov. A proposta do encontro partiu da própria Rússia. No entanto, o Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, não participará das negociações.

O governo turco destacou que vê o encontro como um “passo crucial para a estabilidade regional e o fim das hostilidades”.

A expectativa é que a reunião em Istambul abra espaço para um novo capítulo no conflito, que já dura mais de três anos, e possa estabelecer as bases para um cessar-fogo duradouro.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img