Kiev, Província de Kiev, Ucrânia, 27 de maio de 2025, Ukrinform – O chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira da Ucrânia afirmou que o país possui informações indicando que a China está fornecendo pólvora, ferramentas industriais, produtos químicos especiais e componentes eletrônicos para empresas militares russas. A declaração foi dada em entrevista divulgada nesta segunda-feira (26) pela agência estatal ucraniana.
Segundo Oleh Ivashchenko, já há confirmação sobre o envolvimento de 20 fábricas russas que recebem insumos chineses. Ele destacou que, desde o início de 2025, cerca de 80% dos componentes críticos usados em drones russos são de origem chinesa, incluindo microeletrônicos enviados por meio de empresas de fachada.
Em abril, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy já havia alertado sobre o possível fornecimento de armas chinesas à Rússia, o que levou o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia a convocar o embaixador chinês para exigir explicações e o fim do suposto apoio.
A China, por sua vez, negou as acusações, classificando-as como “infundadas”. O tema reacende o debate internacional sobre o papel de Pequim no conflito e a influência de fornecedores globais na sustentação da máquina militar russa.
A Ucrânia segue monitorando as rotas de envio e reforça o apelo à comunidade internacional para pressionar a China a cessar qualquer tipo de apoio militar à Rússia, ressaltando o impacto direto desses materiais no prolongamento da guerra.
- Tsuetate Onsen cobre rio com 3 mil carpas – koinobori - 28 de março de 2026 8:24 pm
- Ucrânia e Arábia Saudita assinam acordo de defesa - 28 de março de 2026 8:18 pm
- Anunciada mudança no comando militar de Mianmar - 28 de março de 2026 3:23 pm






















