Roma, Itália, 27 de maio de 2025, Agence France-Presse – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (25) que espera “boas notícias” das negociações com o Irã sobre o programa nuclear do país persa, após a quinta rodada de conversas realizada em Roma, Itália. As delegações dos dois países, lideradas pelo enviado especial americano Steve Witkoff e pelo ministro das Relações Exteriores iraniano Abbas Araghchi, manifestaram que houve avanços durante as discussões.
O presidente americano destacou que, embora não possa garantir resultados imediatos, está otimista com o progresso alcançado. “Não sei se nos próximos dois dias terei algo bom ou ruim para anunciar, mas sinto que posso trazer notícias positivas. Tivemos avanços reais, progressos sérios”, acrescentou.
As negociações, mediadas por Omã, ocorrem em um momento delicado, com impasses em outras frentes diplomáticas, como os conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia. O principal ponto de divergência permanece o enriquecimento de urânio pelo Irã, que Washington considera inaceitável em níveis elevados, enquanto Teerã defende que suas atividades são para fins civis.
A expectativa é que os próximos dias tragam mais clareza sobre a possibilidade de um acordo que possa aliviar as tensões e as sanções econômicas que afetam o Irã, enquanto os Estados Unidos buscam restringir o potencial nuclear iraniano para evitar uma escalada regional.
- Johnny Modesto leva amor e perdas ao deserto californiano - 24 de julho de 2025 5:40 am
- Banda suíça Basement Saints lança cover visceral de “Wicked Game” - 24 de julho de 2025 5:31 am
- Japão doa tecnologia de reabilitação para crianças ucranianas - 24 de julho de 2025 3:59 am