Riad, Província de Riad, Arábia Saudita, 15 de maio de 2025 — Al Arabiya – Durante reunião com líderes do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu uma postura firme nas negociações com o Irã e maior cooperação entre os países árabes e os Estados Unidos, especialmente em temas como segurança regional e paz no Oriente Médio.
O encontro aconteceu na capital saudita, Riad, no dia (14), por solicitação do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, e contou com a presença dos representantes das seis nações do GCC, que incluem Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Omã e Bahrein.
O ex-presidente norte-americano reforçou que o Irã “não pode ter uma arma nuclear”, adotando um tom firme que ecoa suas políticas durante o seu mandato anterior.
A respeito da Faixa de Gaza, Trump agradeceu os líderes do Golfo pelo que chamou de papel construtivo para tentar encerrar o conflito e também por colaborarem com a libertação de um refém americano.
Além disso, Trump manifestou otimismo quanto à possibilidade de mais países normalizarem suas relações com Israel, com os Estados Unidos atuando como mediadores.
Encerrando sua participação, Trump afirmou que espera continuar colaborando com os líderes do Golfo para fortalecer os laços estratégicos e promover estabilidade na região.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















