21 C
Kóka
segunda-feira, 23 junho, 2025 8:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump garante US$ 600 bi em investimentos da Arábia Saudita

Acordo inclui maior compra de armas dos EUA e reforça parceria estratégica no Oriente Médio

Riad, Província de Riad, Arábia Saudita, 14 de maio de 2025 — Saudi Press Agency – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou um pacote de investimentos no valor de 600 bilhões de dólares durante sua visita à Arábia Saudita, no início de sua viagem pelo Oriente Médio. O acordo inclui o que foi descrito como a maior compra de armamentos de fabricação americana da história.

Trump se reuniu com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em Riad, onde discutiram medidas para fortalecer a aliança estratégica entre os dois países.

“Nossos caças, nossos mísseis, nossos sistemas, os Patriots — temos o melhor equipamento. Além disso, vocês estão comprando muitas outras coisas, e eu agradeço por isso”, declarou Trump durante o encontro.

Segundo informações divulgadas pela Casa Branca, o pacote inclui um acordo de armamentos avaliado em 142 bilhões de dólares. Estão contemplados sistemas de defesa antimísseis, equipamentos para segurança marítima e a modernização das forças armadas sauditas.

A expectativa das autoridades sauditas é de que a compra garanta a superioridade militar do país na região, diante das tensões persistentes no Oriente Médio.

“O compromisso com os Estados Unidos é estratégico e visa assegurar estabilidade e liderança regional”, declarou um porta-voz do governo saudita.

Trump deve se reunir com o presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, no dia (15), antes de deixar o território saudita. Ele afirmou que pretende assinar uma ordem para suspender sanções ao país árabe. Após a visita à Síria, Trump seguirá para o Catar e os Emirados Árabes Unidos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img