Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 27 de maio de 2025, Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai adiar por mais de um mês a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia, estendendo o prazo para 9 de julho (9). Segundo Trump, a decisão foi tomada após conversa telefônica com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para dar mais tempo às negociações e tentar evitar uma escalada nas tensões comerciais entre os blocos.
Na última sexta-feira (23), Trump havia ameaçado impor a tarifa de 50% sobre produtos europeus, criticando o que chamou de falta de avanços nas negociações comerciais. O presidente americano voltou a afirmar que o déficit comercial anual dos Estados Unidos com a União Europeia é “massivo” e “totalmente inaceitável”.
O adiamento da tarifa foi recebido com cautela por autoridades e setores econômicos dos dois lados do Atlântico, que veem o período como uma oportunidade para buscar um entendimento e evitar impactos negativos no comércio global.
A União Europeia, por sua vez, reforçou o compromisso de intensificar o diálogo para encontrar uma solução que beneficie ambas as partes e minimize riscos para exportadores e consumidores.
A expectativa é de que as próximas semanas sejam decisivas para o futuro das relações comerciais entre Estados Unidos e União Europeia, com negociações intensificadas para evitar a aplicação das tarifas e possíveis retaliações.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am