Moscou, Oblast de Moscou, Rússia, 10 de maio de 2025 — Reuters – Rússia e Ucrânia estão trocando acusações sobre a quebra de uma trégua unilateral de três dias, declarada por Moscou para coincidir com as celebrações do Dia da Vitória, que marca o triunfo da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
O cessar-fogo teve início na quinta-feira (8), mas, nas 24 horas seguintes, forças russas teriam lançado um míssil e realizado 18 ataques aéreos contra alvos militares ucranianos, segundo informações divulgadas pelas autoridades da Ucrânia.
Para Kiev, a iniciativa russa não passou de uma “farsa”, já que os bombardeios não cessaram, especialmente nas áreas do leste ucraniano que seguem sob conflito constante.
“É impossível falar em trégua quando os ataques continuam a atingir nossas bases e infraestrutura crítica”, declarou uma autoridade militar ucraniana.
Do outro lado da fronteira, a Rússia também afirma que a Ucrânia violou o cessar-fogo. O governador da região de Belgorod, no oeste russo, publicou nas redes sociais que um drone ucraniano atingiu um prédio do governo regional durante o período da trégua.
Apesar do esforço retórico de Moscou para apresentar a trégua como gesto simbólico ligado às comemorações do Dia da Vitória, o cenário no front mostra que a confiança mútua entre os países é inexistente, e qualquer tentativa de suspensão temporária dos ataques é rapidamente anulada pelos eventos no terreno.
O clima de tensão continua alto e as hostilidades seguem, mesmo durante datas com forte apelo histórico e emocional. A falta de avanços diplomáticos sólidos mantém o conflito estagnado, com alto custo humanitário e militar para ambos os lados.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am