Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 27 de maio de 2025, Kyodo News – Os restos mortais de soldados japoneses que morreram durante a Segunda Guerra Mundial foram sepultados nesta segunda-feira (26) em uma cerimônia no Cemitério Nacional de Chidorigafuchi, no centro de Tóquio. O evento reuniu mais de 600 pessoas, incluindo membros da família imperial e representantes de famílias enlutadas, para prestar homenagem a 368 vítimas não identificadas do conflito.
Os restos recém-sepultados foram recuperados em regiões como o Arquipélago de Bismarck, no Pacífico Sul, e outros antigos campos de batalha. Com este sepultamento, o número total de mortos enterrados no cemitério ultrapassa 371 mil.
O Japão marca este ano o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. O governo anunciou que irá intensificar os esforços para localizar e repatriar os restos de cerca de 1,12 milhão de japoneses que ainda permanecem desaparecidos em antigos campos de batalha dentro e fora do país.
Entre os presentes, estava uma mulher de 83 anos, filha de um marinheiro japonês desaparecido, que expressou o desejo de um dia poder abraçar os restos de seu pai, caso sejam encontrados.
A cerimônia reforça o compromisso do Japão com a memória de seus soldados e o esforço contínuo para dar um destino digno aos que tombaram durante o conflito, promovendo o respeito e a reconciliação histórica.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am