Moscou, Província de Moscou, Rússia, 10 de maio de 2025 — TASS – Durante a parada militar realizada na Praça Vermelha, em Moscou, em comemoração à vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou com entusiasmo um membro da delegação da Coreia do Norte, o vice-chefe do Estado-Maior General do Exército norte-coreano, Kim Yong Bok.
Putin foi visto apertando a mão e abraçando o general norte-coreano, numa demonstração pública do fortalecimento da aliança militar e diplomática entre Moscou e Pyongyang.
“Envio meus melhores votos a todos os soldados norte-coreanos”, disse Putin durante o encontro.
A cerimônia, realizada na sexta-feira (9), contou com a presença de líderes de mais de 20 países, incluindo o presidente da China, Xi Jinping. A Coreia do Norte, embora não tenha enviado tropas para participar diretamente do desfile, foi representada por uma delegação de altos oficiais militares.
Recentemente, Pyongyang enviou soldados à região de Kursk, no oeste da Rússia, com o objetivo de apoiar as forças russas em operações militares contra a Ucrânia. Em uma declaração no mês passado, Putin agradeceu formalmente às forças especiais norte-coreanas, destacando que a Rússia “nunca esquecerá seus feitos”.
No mesmo dia do desfile, o líder norte-coreano Kim Jong Un visitou a embaixada russa em Pyongyang, reafirmando seu compromisso em continuar desenvolvendo a aliança com Moscou.
“Vamos seguir fortalecendo nossa amizade e cooperação estratégica”, declarou Kim durante a visita.
O gesto simbólico de Putin reforça a proximidade crescente entre os dois países, num momento de tensões geopolíticas elevadas no cenário internacional.
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am